Roberta

Gomes

ROBERTA GOMES

CARREIRA

Cantora/compositora paulistana que, em seus 20 anos de carreira, já cantou por todo o país com bandas e artistas de vários estilos, em eventos corporativos e espaços culturais como Virada Cultural SP, Feira Preta, Sesi, Sesc, Casas de Cultura, entre outros.

Nascida e criada com grandes influências musicais do samba, mpb, soul, jazz, funky e pop, ouvindo e vendo sua familia cantando e tocando informalmente em rodas de samba, antes de cantar profissionalmente começou a estudar, na Universidade Livre de Música (SP), lá fez cursos de Percussão Corporal, Técnica Vocal e Canto Popular (como bolsista) no Conservatório Souza Lima.

 

Em 2013 lançou seu primeiro álbum independente “O Meu Lugar” e em 2021 o EP “No Caminho do Samba”, ambos com todas as músicas de autoria própria, além de ter músicas suas gravadas por outros artistas: Clube do Balanço, Nova Malandragem, Flávio Renegado, Marco Mattoli, Diogo Nogueira, entre outros.

 

DISCOGRAFIA

 

RELEASE "EP NO CAMINHO DO SAMBA"

POR LECI BRANDÃO

Fazer da música um instrumento por onde ecoa uma voz que não é apenas sua, mas é coletiva. Vozes de muitas que vieram antes e das que ainda estão para chegar. É assim que vejo "No Caminho do Samba", trabalho de Roberta Gomes.

Com mais de 20 anos de carreira, a estrada de Roberta é marcada e enriquecida pela diversidade. A experiência de ter pisado em diferentes e variados palcos aparece de forma singular em seu trabalho, onde samba-rock, groove e MPB surgem como elementos que ressaltam sua essência de sambista. Muitos se perdem nesses (des)encontros, Roberta, ao contrário, sempre soube onde está fincada a sua raiz e é a partir dela que cria seus caminhos musicais. Sua música é fruto de uma técnica apurada, mas também é guiada por uma intuição que só aqueles que nascem com a missão de fazer música e levar alegria para as pessoas conhecem. Além de tudo isso, faz bem demais pra alma ver e ouvir Roberta tocando pandeiro. Que cadência!

Neste trabalho, Roberta destaca principalmente seu lado compositora, com todas as músicas sendo de sua autoria. Portanto, é necessário dizer que as letras de suas canções mostram a força da mulher negra e o cotidiano da nossa gente. Retratam as batalhas de mulheres por respeito e reconhecimento em todos os lugares: na vida, na lida e no samba, nossa trincheira.

Na letra de "Mulheres no Samba", a cantora reivindica nosso direito ao protagonismo pois, como ela mesma diz, "No samba, mulher vem pra aprender e ensinar... e quer fazer a sua história". Necessário falar também da grande partideira que ela se revela em "Pingo é letra" e das referências à ancestralidade que estão na potência dos tambores e da letra de "Batuque", referência e celebração às pequenas Áfricas que resistem em São Paulo.

 

"No caminho do Samba" coloca Roberta Gomes naquele lugar de destaque onde ficam todas as grandes sambistas que, como diz a própria artista, "inspiram gerações".

 

Gratidão, Roberta!

NO CAMINHO DO SAMBA

(2021)

Capa EP.jpg
Logo Spotfy.png
Logo Tidal.png
Logo Deezer.png
Logo Youtube Music.png
Logo Apple Music.png
Logo Amazon Play.png

O MEU LUGAR

O MEU LUGAR

(2013)

O Meu Lugar.png
Logo Spotfy.png
Logo Tidal.png
Logo Deezer.png
Logo Youtube Music.png
Logo Apple Music.png
Logo Amazon Play.png

vídeos

 
Roberta Gomes, Foto de Nego Júnior © 202

CONTATO

Mensagem enviada. Em breve entraremos em contato.

Cópia de Logo para fundo branco.png
Logo Whatsapp.png
  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
  • YouTube - Black Circle
  • Spotify - Black Circle
 

TODOS OS DIREITOS RESERVADOS ©